Engloba as atividades de administração, de controle, de supervisão e acompanhamento de prazos e eventos contratuais.
Obs: Esta modalidade de serviço abrange todos os tipos de contrato, seja aqueles por tempo determinado, ou seja aqueles em regime de Turn-key ou aqueles por resultados pré-definidos. Esta atividade inclui as responsabilidades de alocação, seleção, escolha e/ou contratação de recursos de mão de obra, bem como de materiais e outros insumos, quando a gerência referir-se à projeto Turn-key.
Estudo de viabilidade: estudo de demanda técnica e mercadológica, avaliação técnica, proposta sistêmica de soluções em tecnologia – equipamento – controle e administração, e avaliação econômica financeira de algum projeto de telecomunicações.
Regularizações: envolve todos os trabalhos de verificação, levantamento e obtenção de lincenças junto à órgãos públicos, municipais e de permissões (segurança e normativos); Análise e ocupação do espectro de freqüências, bem como liberação de faixas de freqüências; Estudo, avaliação e definição de conectividade entre redes;
Sites: avaliação de localização, aquisição e regularização.
Toda a atividade intelectual que conceba uma solução de engenharia, ou solução técnica, e que defina ainda a tecnologia a ser usada, os produtos, e a qualificação de mão de obra necessária (em volume e tipificação). Obs: O projeto será concebido em função das características de equipamentos, do local, dos padrões internacionais a serem aplicados. Obs: Os projetos poderão ser disponibilizados em papel, meio magnético ou CD-ROM (função da especificação desejada pelo cliente).
Instalação física de equipamentos e materiais dos segmentos de comutação, transmissão, dados, wirelles, etc. Testes de funcionalidade, desempenho e performance dos equipamentos instalados. Serviços de otimização, padronização, adequação às normas especificas ou pelo cliente, ou em atendimento aos padrões internacionais aplicáveis ao produto em implantação. Obs: Os serviços deste item submetem-se aos padrões de qualidade requeridos pelo cliente, fornecedor ou internacionais compatíveis.
Serviços Técnicos de reparos em regime permanente ou esporádico. Serviços Técnicos e garantia dos produtos, serviços e / ou projetos sistêmicos. Serviços de Suporte Técnico aos usuários, mantenedores e/ou clientes. Obs. Estes serviços poderão ser realizados sob chamado técnico, por contrato por tempo determinado, ou por tempo indeterminado. Ainda por empreitada global ou por regime de turn-key. Esta atividade poderá ser tratada como “outsourcing” do operador.
“Outsourcing” da atividade de operação de equipamentos e/ou serviços correlatos aos produtos objeto; Mantenimento da operação dos sistemas de telecomunicações em carácter complementar a atividade fim do cliente.
Obs: Estes serviços poderão ser contratados junto ao cliente por período determinado ou por performance . Este tipo de contratação permitirá ao cliente concentrar-se em seu “core-business”