Muito se tem ouvido sobre a tecnologia 5G e sua chegada no Brasil, a instalação de aparelhos que possibilitam a transmissão desse sinal está sendo operado gradualmente e em diversas capitais o 5G já está funcionando, porém o que é essa nova tecnologia e quais os benefícios que ela traz para o cotidiano do brasileiro e o mercado de telecomunicações?
O 5G vem com a proposta de impactar as mais diversas áreas que usam equipamentos de transmissão de dados por radiofrequência, na prática, isso quer dizer que não somente o consumidor popular terá uma melhora exponencial no uso de celulares smartphones por exemplo, mas como também diversos setores da indústria e da economia como a telemedicina, agronegócio, telecomunicação, nuvem, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), carros autônomos, cidades inteligentes e muito mais terão um avanço.
Esse padrão de velocidade é justificado devido a dois atributos principais: a baixa latência e enorme capacidade de transmissão de dados. Com o 5G, é possível obter respostas mais rápidas com maior volume de dados, que estes agora podem ser processados em instantes, beneficiando toda uma cadeia de aparatos tecnológicos.
De acordo com Fábio Faria – o Ministro das Comunicações, os investimentos no Brasil por meio da tecnologia podem chegar a US$ 1,2 trilhão e geração de empregos em massa. Alguns estudos, como o da Qualcomm, estimam 22 milhões de empregos e US$ 12,3 trilhões até 2035.
As operadoras Vivo, Claro e Tim já disponibilizam o uso do 5G para usuários de 4G com capacidade parcial de transmissão, entretanto, com a troca de chips é possível utilizar o “5G puro” em sua capacidade máxima.
Nem todos os celulares foram homologados pela Anatel e a tecnologia 5G ainda é exclusiva para alguns destes dispositivos, mas acredita-se que muito em breve a tecnologia alcance todo território brasileiro.